É do conhecimento geral, que para manter as nossas peças de roupa por mais tempo com aquele aspeto de novo, temos que ter determinados cuidados, não só quando as lavamos, mas também como as secamos e arrumamos no nosso armário.
Apesar das etiquetas terem descritas certas recomendações, poucas vezes as procuramos e olhamos com “olhos de ver”. E de repente temos uma desagradável surpresa… A cor já não é bem a mesma, ao toque não parece igual, vincou de tal maneira que por mais que se passe o ferro o vinco não desaparece…
É comum encontrarmos clientes com algumas questões quanto á boa conservação dos artigos que adquirem na nossa loja Canemar. A pensar nisso, deixamos alguns conselhos para ajudar a cuidar dessas peças.
Conhecer as características dos artigos que temos em mãos é essencial. É 100% algodão? Ou é 100% poliéster? Ou ainda, que percentagem tem de algodão e de poliéster?
Peças em Algodão
As peças de algodão são delicadas e como tal devem ser preferencialmente lavadas á mão ou então na máquina no programa de roupa delicada. Embora o programa de roupa delicada ajude a evitar o encolhimento, em caso de muita sujidade, pode não ser suficientemente eficaz para a remover totalmente manchas e sujidade. A temperatura da água da lavagem deverá ser abaixo dos 30°C, já que as altas temperaturas tendem a encolher as fibras e fazer perder a cor original.
Não esquecer de separar sempre a roupa branca da roupa colorida. Para evitar que peças mais claras possam ficar tingidas pelas mais escuras, deve lavar sempre as peças com outras de cores semelhantes.
Posteriormente, há que enxaguar muito bem, para retirar todo o detergente, pois se ficar com resíduos de detergente ou amaciador, o risco de ficar manchada aumenta consideravelmente.
A secagem deverá ser feita em local arejado e de preferência á sombra, se possível, num cabide para manter a estrutura do artigo.
Para passar a ferro o artigo, deverá sempre consultar a etiqueta. Há artigos que não podem ser passados a ferro e outros em que só podem a temperaturas especificas. Lembre-se que, se não tiver em atenção a temperatura do ferro, pode ressecaras fibras e torná-las ásperas e esse dano pode ser irreversível…
Por fim, certifique-se de que as peças estão totalmente secas antes de as guardar.
Peças em Poliéster
O poliéster é um material sintético fabricado a partir do petróleo. Atualmente, já se conseguem reciclar garrafas de plástico transformando-as em fibras de poliéster que, posteriormente, podem ser usadas na produção de roupa e de alguns tipos de objetos. No entanto, tanto na produção, quanto na utilização de artigos com este tipo de fibra, há sempre microplásticos que se soltam das fibras (por exemplo, durante as lavagens), acabando por chegar aos ecossistemas, contaminando-os.
Em relação à lavagem, sugerimos que, sempre que possível, lave as peças do avesso e caso os tecidos sejam muito delicados aconselhamos que os coloque dentro de um saco próprio de ir á máquina de lavar.
Os artigos em poliéster secam geralmente muito rápido, a não ser que sejam compostos por outras fibras que não o poliéster, pelo que se recomenda secar ao ar livre, de preferência á sombra.
Deve evitar dobrar durante a secagem ou mesmo quando for para arrumar, uma vez que estes artigos tendem a ficar enrugados com relativa facilidade. Caso isso aconteça, consulte a etiqueta da peça e certifique-se que a pode passar a ferro ou a vapor.
Tal como o recomendado para as peças em algodão, verifique se as peças estão completamente secas antes de as guardar.
Para finalizar, esperamos que estas dicas ajudem cuidar melhor dos seus artigos, sejam de algodão, poliéster ou mistos. Uma peça bem cuidada, para além de durar mais, também contribui para menos desperdício e, consequentemente, terá um duplo impacto: no seu orçamento financeiro e no meio ambiente!